segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ESP. PRETÉRITO IMPERFEITO DE INDICATIVO

El pretérito imperfecto de indicativo expresa una acción pasada que se estaba realizando en el momento del que se habla:
Algunos de los principales usos del pretérito imperfecto
Deseripción del pasado:
Ej: Era una época tan alegre!
Cortesía:
Ej: Por favor, podías prestarme el bolígrafo?
Costumbre en el pasado:
Ej:Nosotras lo seguíanos a todas las cuidades
Intención de realizar una acción que por algun motivo no se ha realizado.
Ej: Yo iba al banco hoy pero no tuve tiempo.

sábado, 6 de agosto de 2011

MUS. ORQUESTRA DOS MENINOS

SINOPSE

O filme conta a história real de Mozart Vieira, que desde cedo sentia forte vocação para música. Imbuído deste sentimento, Mozart encontra na música, a saída para sua ação artística social criando a Orquestra dos Meninos, apesar da grave seca que assola o nordeste. Sua fundação ganha grande repercussão e os holofotes despertam o ódio dos coronéis locais. Surgem ameaças e ataques. A sede da Fundação é invadida e o menino Erinaldo é seqüestrado, caso que acaba transformando-se em escândalo nacional, mas o delegado da cidade de Olinda afirma que foi armado por Mozart para promover sua Orquestra. Um movimento de artistas liderados por Ivan Lins, Fagner, Gilberto Gil e outros faz um abaixo-assinado a favor de Mozart e através de ação na Justiça, a Orquestra recupera o prédio da Fundação. O maestro e sua Orquestra voltam a São Caetano nos braços da multidão e tocam na praça da cidade.

HIS. GOVERNO VARGAS

Enquanto o nazifascismo ganhava espaço na europa no brasil o domínio das oligarquias gerava grande insatisfação social um grupo de jovens capitães e tenentes brasileiros canalizou parte dessa insatisfação com as oligarquias e liderou um movimento conhecido como tenentismo.
Tenentismo movimento liderado por capitães e tenentes do exército chamados genericamente de tenentes que tinha como objetivo básico a moralização da política nacional.
O estopim da primeira revolta tenentista foi a publicação na imprensa de cartas falsas que ofendiam os militares especialmente o presidente do clube militar marechal hermes da fonseca.
O presidente da república epitácio pessoa considerou que o culpado pelas cartas era o próprio hermes da fonseca e mandou prendê-lo sob a acusação de agitador diante disso em 5 de julho de 1922 os tenentes do forte de copacabana pegaram em armas contra o governo dizendo-se dispostos a salvar a honra do exército e moralizar o pai´s o governo interveio e obrigou os revoltosos a ser render porém 17 militares e um civil não se entregaram saíram pela avenida atlântica(rio) dispostos a tudo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SOCIO. ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

A palavra estratificação deriva de estrato e significa camada tipos de estratificação social.
Econômica-Defini da pela posse de bens materiais cuja distribuição faz com que haja pessoas ricas,pobres e de situação intermadiária.
Politica- Estabelecida pela posição de mando na sociedade gruposque têm o poder e grupos que não têm o poder.
Profissional-Baseado nos diferentes graus de importância atribuidos a cada profissional na sociedade por exemplo o médico é muito mais valorizado que o pedreiro

GEO. SUDESTE ASIÁTICO

A região conhecida como sudeste asiático é formada por diversos países muito diferentes uns dos outros durante a guerra fria a região foi disputada pelas superpotências estados unidos e união soviética elas armaram, treinaram e apoiaram grupos rivais que lutavam pelo poder transformando muitos espaços geográficos em palcos de sangrentas guerras.
Nessa época o vietnã a coreia do norte o camboje e o laos aderiram ao socialimo mas o momento mais importante e decisivo para criar o palco da guerra deu-se em 1949 quando foi proclamada a república popularda china esse fato levou os estados unidos a buscarem aliados no sudeste asiático para ajudá-los a conter o avanço do socialismo na região.
Como na áfrica as lutas pelo poder depois da descolonização foram violentas na ásia e em todo o sudeste asiático á medida que o socialimo avançava na região os estados unidos passaram a usar uma expressão para designar o risco para o capitalismo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EFS. BASQUETE

O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo.

Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras.

No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia.

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete.
Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAT. RAIZ DE UMA EQUAÇÃO COM DELTA

Quando dizemos “raiz de uma equação”, nos referimos ao resultado final de uma equação qualquer. As equações de 1º grau (do tipo ax + b = 0, onde a e b são números reais e a≠0) possuem apenas uma raiz, um único valor para sua incógnita.
As equações de 2º grau (do tipo ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais e a≠0) podem ter até duas raízes reais. O número de raízes de uma equação do 2º grau irá depender do valor do discriminante ou delta: ∆.

Equações completas do 2º grau são resolvidas aplicando a fórmula de Bháskara:

Condições de existência da raiz de uma equação do 2º grau:

Nenhuma raiz real quando delta for menor que zero (negativo)
∆ < 0
x² - 4x + 5 = 0

∆ = b² - 4ac
∆ = (-4)² - 4*1*5
∆ = 16 – 20
∆ = - 4


Uma única raiz real quando delta for igual a zero(nulo)
∆ = 0
4x² - 4x + 1 = 0

∆ = b² - 4ac
∆ = (-4)² - 4*4*1
∆ = 16 – 16
∆ = 0

Duas raízes reais quando delta for maior que zero (positivo)
∆ > 0
x² - 5x + 6 = 0

∆ = b² - 4ac
∆ = (-5)² - 4*1*6
∆ = 25 - 24
∆ = 1

ESP. LOS ANIMALES

El canguro
El león
La mariposa
La ardilla
El cerdo
La jirafa
El tiburón
La balina
La serpientes/La culebra
El conejo
El camello
La gallina/El gallo
El buey/La vaca
El caballo
El gato
La tortuga
El periquito(pájaro)
El pez
El mono
El perro
El ratón
El yacaré
El oso
La oveja

POR.DST´S

Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção".

Estas infecções são geralmente transmitidas através do coito, mas podem ainda ocorrer através de outros tipos de contato sexual, como a relação sexual anal e oral. Elas podem ser causadas por parasitas, bactérias ou vírus. A importância destas doenças está no fato de, além do alto risco de disseminação, poderem ocasionar graves danos à saúde do indivíduo acometido. As conseqüências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS (HIV)".

A incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada como um problema de Saúde Pública. Este aumento ocorre em conseqüência das baixas condições socioeconômicas e culturais, das péssimas atuações dos serviços de saúde, do despreparo dos profissionais de saúde e de educação, e da falta de uma educação sexual adequada, principalmente voltada para os jovens. Hoje, as DST estão entre as doenças mais comuns em todo o mundo. As mais comuns são a AIDS, sífilis, gonorréia e clamídia.
Qualquer pessoa que tenham atividade sexual tem risco de contrair uma DST. O risco maior ocorre quando a pessoa tem relação com vários parceiros, ou quando o parceiro teve ou tem parceiros múltiplos. Ainda, quando a relação sexual foi realizada (ou costuma ser) sem a utilização de preservativo (camisinha).

Os principais sintomas das DSTs são:

- Coceira ao redor da vagina e/ou corrimento vaginal
- Corrimento/secreção na uretra peniana no homem
- Dor durante o sexo, ao urinar, ou na região da pelve
- Dores de garganta após sexo oral
- Dores no ânus após sexo anal
- Lesões de tipo cancro, não dolorosas na área genital, ânus, língua e/ou garganta
- Urina escura; urinar a todo momento; fezes mais claras
- Pequenas vesículas ou nódulos que se rompem na área genital
- Febre, dor no corpo, gânglios linfáticos aumentados
- Perda de peso, suores noturnos, cansaço inexplicável, infecções raras acontecendo
- Verrugas cor da pele na área genital

SOCIO.ARISTOCRACIA

Aristocracia pode ser definido como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações européias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.

Os aristocratas possuíam privilégios em relação às outras classes sociais. Eram detentores de grandes propriedades rurais e tinham uma grande influência na condução da vida política de seus países.

A aristocracia tinha um jeito próprio de se vestir e freqüentava apenas locais destinados ao seu grupo. Os aristocratas não se misturavam com integrantes de outras camadas sociais.

Atualmente, em função da valorização do sistema democrático e dos direitos iguais, esta camada social aparece em poucas nações do mundo.