sábado, 6 de agosto de 2011

HIS. GOVERNO VARGAS

Enquanto o nazifascismo ganhava espaço na europa no brasil o domínio das oligarquias gerava grande insatisfação social um grupo de jovens capitães e tenentes brasileiros canalizou parte dessa insatisfação com as oligarquias e liderou um movimento conhecido como tenentismo.
Tenentismo movimento liderado por capitães e tenentes do exército chamados genericamente de tenentes que tinha como objetivo básico a moralização da política nacional.
O estopim da primeira revolta tenentista foi a publicação na imprensa de cartas falsas que ofendiam os militares especialmente o presidente do clube militar marechal hermes da fonseca.
O presidente da república epitácio pessoa considerou que o culpado pelas cartas era o próprio hermes da fonseca e mandou prendê-lo sob a acusação de agitador diante disso em 5 de julho de 1922 os tenentes do forte de copacabana pegaram em armas contra o governo dizendo-se dispostos a salvar a honra do exército e moralizar o pai´s o governo interveio e obrigou os revoltosos a ser render porém 17 militares e um civil não se entregaram saíram pela avenida atlântica(rio) dispostos a tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário